5 dicas para melhorar a saúde mental da sua equipe

cerca de 2 anos - Escrito por Kelly Freitas

Kelly Freitas

Piscologa


Em nossa sociedade cada vez mais acelerada, é importante tomar medidas preventivas em relação às preocupações e cuidados com a saúde mental. Dito isso, há uma demanda para que as empresas atentem-se às vulnerabilidades dos trabalhadores, ouça-os com atenção, conversem honestamente e exerçam uma liderança situacional e compreensiva.
Se os diferentes tipos de liderança não compreenderem o que podem estar fazendo mal à saúde mental de suas equipes, eles não poderão oferecer ajuda. Portanto, a fim de ajudar sua equipe, um líder precisa estar bem familiarizado com os gatilhos de estresse e ansiedade no local de trabalho.
Quando se trata de reduzir o estresse e a ansiedade no trabalho, as empresas podem ajudar a abrir o caminho para a conscientização e para o apoio à saúde mental no ambiente empresarial.

1 - Incentive a comunicação

Cabe aos líderes dar o exemplo e promover mudanças positivas no local de trabalho, especialmente quando se trata de problemas relacionados à saúde mental. Portanto, se você praticar o que prega e liderar pelo exemplo, terá mais sucesso em incentivar os funcionários a se comunicarem abertamente uns com os outros.
Visto que um número grande ou pequeno de pessoas confiam em você para seguir exercendo seu trabalho em equipe, há pressão para manter uma certa imagem pública e continuar demonstrando um desempenho acima da média.
Esse tipo de comportamento pode fazer com que você se sinta sobrecarregado e, muitas vezes, esgotado. Logo, observe seu comportamento e comunique-se com sua equipe quando se deparar com alguma situação de ansiedade e cansaço. Isso fará com que eles sigam o seu exemplo quando estiverem na mesma situação.

2 - Utilize ferramentas de organização

Questione-se porque sua equipe está ansiosa. O trabalho em equipe é distribuído de forma justa? A comunicação interna é eficiente ou desgastante? As tarefas individuais e coletivas estão claras para todos? Os funcionários conseguem ver os resultados de seus esforços? O retrabalho é algo constante?
A resposta para essas perguntas é muito importante, pois onde falta organização e processos definidos, sobra espaço para a ansiedade crescer. Para evitar as situações de burnout, é válido utilizar ferramentas de gestão de projetos, tarefas e desempenho, sempre prezando pela tranquilidade e eficiência da equipe.

3- Cuide do bem estar de todos

Para apoiar efetivamente os funcionários que lutam contra o estresse e a ansiedade no local de trabalho, o líder deve ter o treinamento certo para resultados positivos.
Além disso, ele deve exercer uma liderança situacional, que consiste em adaptar os tipos de liderança que exercem conforme o contexto em que a equipe se encontra e o perfil dos indivíduos que a compõem.
Treinar sua equipe em estratégias de bem-estar para que eles sejam capazes de identificar sintomas de saúde mental em si mesmos ou em outras pessoas, além de fornecer uma escuta ativa e apoio, são ótimas maneiras de iniciar programas de saúde mental nas organizações.

4 - Peça feedback

Permitir que sua forma de liderar seja avaliada é uma das melhores maneiras de mostrar aos seus funcionários que você se importa com a saúde mental deles. Reservar um tempo para coletar feedback dos funcionários por meio de reuniões presenciais e pesquisas anônimas é vital para combater o estresse e a ansiedade no local de trabalho.
Além disso, faça as seguintes perguntas à sua equipe para entender melhor como a saúde mental deles têm estado:
Quão seguro você se sente em compartilhar seus problemas de saúde mental com liderança?
Existem mudanças na carga de trabalho ou no ambiente de trabalho que ajudam a aliviar os sentimentos de estresse e ansiedade no dia-a-dia?
Há mais alguma coisa na qual podemos te apoiar?
Ao solicitar feedback e implementar as mudanças com base no mesmo, sua organização tomará medidas proativas para mudanças positivas na saúde da sua equipe e da organização em geral.

5 - Tenha empatia

A empatia deve ser uma das técnicas mais poderosas no controle das emoções negativas no local de trabalho. O simples fato de se colocar no lugar do outro é capaz de evitar inúmeras situações estressantes e desgastantes.
A empatia é a melhor maneira de conseguir resolver um problema antes mesmo dele surgir pois mostra que as emoções dos outros são importantes e que eles estão sendo vistos e ouvidos.
Inclusive, atualmente, essa é uma das habilidades de relacionamento interpessoal mais valorizadas no mercado de trabalho, seja para lidar com clientes ou com o próprio tempo. Liderar as pessoas com empatia, além de valorizá-las, as torna mais produtivas.

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