Produtividade tóxica: Será que você não está produzindo mais do que dá conta?
cerca de 2 anos - Escrito por Kelly Freitas
Kelly Freitas
Piscologa
Você já teve a sensação de que precisa estar a todo momento produzindo?
Ou ainda, mesmo fora do trabalho, você não consegue se desligar dele?
O que muitas vezes pode não parecer nada demais, muitas vezes pode nos levar a uma produtividade tóxica.
O que é tóxico?
A produção tóxica é uma mentalidade que se manifesta como a necessidade de nunca parar de “produzir” — e essa produção deve ser considerada por aquela pessoa que já está nessa fase materna como algo produtivo. Ou seja, dedicar-se por várias horas a um projeto, entregar vários relatórios no trabalho…
A produtividade tóxica é uma obsessão acima de tudo com o auto-aperfeiçoamento. Não importa o quanto a pessoa faça, para ela nunca será o suficiente.
A origem exata do termo produtividade tóxica é algo que não se tem registros, contudo, acredita-se que o termo tem origens do livro “Sociedade do Cansaço” , do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, que fala sobre como a sociedade atual tem certa obsessão pelo trabalho, desempenho e produtividade.
Isso muitas vezes leva a uma ansiedade improdutiva que nada mais é a sensação de que uma pessoa não pode descansar ou desfrutar de algum tempo de inatividade. Ela traz a pessoa a sensação de culpa e observação por não estar produzindo.
Se você:
· já se sentiu culpado ao descansar — mesmo estando no seu limite físico e emocional;
· se você está trabalhando em excesso — seja fazendo horas extras ou mesmo cuidando de mais projetos do até que acredita dar conta;
· se você troca seu lazer, tempo com a família e amigos por trabalho;
· sente que tem uma vozinha na sua cabeça — a chamada auto cobrança — para ser produtivo o tempo todo.
Talvez seja a hora de parar e refletir se você não está levando a sua saída para um lugar negativo.
· Entenda o que é ser produtivo para você. Você tem certeza que ela é realmente saudável e sustentável a longo prazo? Que tal pensar na produtividade como algo possível e dentro dos seus limites?
· Ter clareza dos seus objetivos: independentemente de serem objetivos pessoais ou profissionais, é importante saber onde você quer chegar com eles.
· Se pergunte quanto vale a pena passar por cima dos seus limites pessoais, profissionais, físicos e emocionais.
· Entenda que você não vai conseguir fazer tudo o tempo todo.
· Priorize suas tarefas mais importantes. A organização tem um papel muito importante aqui.
É sempre importante lembrar que caso mesmo tentando diminuir essa produtividade excessivamente que pode estar prejudicando a capacidade de sua vida, por vezes, procurar ajuda psicológica para entender os principais motivos disso, pode ser a melhor forma de autocuidado.
Gostaria de agendar um atendimento agora?